Conhecer o público-alvo de sua empresa é muito importante para os negócios, bem como entender também seus interesses e como ele se relaciona com a sua empresa. A Persona é uma projeção fictícia de um cliente ideal, ou seja, é uma espécie de personagem criado para demonstrar qual é o perfil ideal do cliente da sua empresa.
Talvez você esteja se perguntando se a criação de persona não seria o mesmo que definir o público alvo. A resposta a este questionamento é: NÃO!. Pois o público-alvo está relacionado a uma análise que poderia ser considerada “quantitativa” (mulheres, entre 20 a 30 anos, solteiras, residentes da região sudeste, etc.); por sua vez, a persona traz uma análise “qualitativa” demonstrando os interesses deste público (mulheres, que sejam vaidosas e possuam o hábito semanal de ir ao salão de beleza, que goste de se reunir com as amigas, etc.). A Persona é uma representação feita de maneira mais humanizada e personalizada.
Agora que já entendemos o que é persona e a diferença em relação ao público-alvo, é preciso conhecer quais são os passos necessários para criar uma persona relevante ao seu negócio. Para isso, acompanhe as dicas a seguir:
1 – Busque informações na sua base de dados:
Mesmo sendo um personagem fictício, a persona deve refletir a realidade dos seus clientes. Por este motivo é interessante começar o desenvolvimento a partir dos conhecimentos que se podem adquirir analisando aqueles que já possuem um relacionamento com o seu negócio.
2 – Defina as informações demográficas:
Embora não se trate da definição de público-alvo, os dados demográficos podem revelar muito sobre a persona que está sendo criada, por isso, defina dados como gênero, faixa etária, estado civil, se possuem filhos, renda familiar, local onde moram, etc. Todos estes detalhes lhe ajudarão a formar a identidade da sua persona.
3 – Descreva as características físicas e psicológicas:
Como já foi falado, a persona deve ser pensada de maneira humanizada, por este motivo é importante descrever inclusive suas características físicas, para que a personagem criada não seja simplesmente uma lista de dados. Além disso, descreva também as distinções psicológicas dela, como por exemplo, o temperamento, a capacidade de tomar decisões, entre outros.
4 – Delimite o nível de instrução e o campo de atuação profissional:
É importante que este aspecto seja desenvolvido, levando em conta a necessidade de demonstrar um nível de interação social da Persona e qual cargo ocupa no mercado.
5 – Especifique quais são suas atividades comuns:
Através das atividades realizadas, deve-se buscar conhecer os hábitos diários da sua persona, destacando quais são seus hábitos de consumo.
6 – Trace o tipo de informação buscada e onde ela é consumida:
Para apresentar de maneira clara a sua persona, é preciso descrever também qual é o tipo de informação buscada e principalmente, quais são os meio utilizados para se informar. É preciso saber se o seu cliente ideal busca informação na internet ou em meios tradicionais, se ele opta por redes sociais ou e-mail, entre outros. Sem dúvida estes dados serão úteis durante o seu planejamento de campanha.
7 – Identifique seus interesses:
O objetivo de todo negócio é oferecer algo a alguém, por isso é importante conhecer os interesses que movem a sua persona. É essencial saber a respeito de seus sonhos, o que valorizam, quais são seus objetivos e assim, definir como a sua empresa pode o ajudar a alcançar o que almeja.
Com base nas informações descritas acima, será possível criar uma persona para o seu negócio, que o ajudará a conhecer melhor o seu público-alvo e assim, tomar decisões mais acertadas durante os processos de planejamento.
Crie a Persona para o seu negócio e compartilhe o resultado nos comentários abaixo.