A importância da utilização das Redes Sociais com fins comerciais já é algo conhecido por todos. Marcar presença nestes ambientes de comunicação é importante para gerar maior interação com seu cliente, alcançando assim, um vínculo maior com aqueles que pretende impactar. Porém é preciso preocupar-se em ter uma comunicação de qualidade, para que a imagem do seu negócio nas Redes Sociais seja sempre positiva. Neste sentido é preciso tomar alguns cuidados e saber planejar a utilização desta ferramenta de comunicação.

1 – Escreva um Perfil Editorial:

Antes de começar a utilizar as Redes Sociais é importante se dedicar a redigir o Perfil Editorial de maneira bem delimitada. Este documento será o norteador de todas as publicações que serão realizadas em suas Redes Sociais. Nele deve constar o formato de conteúdo principal (texto, imagens, etc.); a periodicidade das publicações (diário, semanal, ou mensal); a descrição do público que se deseja atingir; qual será a abordagem utilizada; entre outros. O Perfil Editorial deve ser o mais descritivo possível, pois a comunicação estabelecida nas Redes Sociais será um reflexo deste documento.

2 – Planeje conteúdo específico para cada plataforma:

Além do Perfil Editorial, outra importante tarefa a ser realizada antes de começar a publicação do conteúdo nas Redes Sociais é o Planejamento de conteúdo específico para cada plataforma. Neste segundo passo, será necessário conhecer a utilização de cada uma das Redes Sociais. Por exemplo: o Facebook e o Instagram possuem abertura para a utilização de conteúdo que seja mais variado, mas outras ferramentas como Twitter e LinkedIn precisam que a abordagem desenvolvida seja mais específica.

Além disso, é indispensável reconhecer que o público não espera ver duplicação de conteúdo nas Redes Sociais (quando, por exemplo, a publicação de uma imagem é feita no Instagram com compartilhamento no Facebook). Com o tempo, uma das suas plataformas perderá a relevância para aqueles que acompanham o conteúdo.

3 – Conheça os interesses de seu público:

Para conquistar engajamento em suas Redes Sociais é necessário desenvolver o conteúdo de acordo com os interesses do seu público. Por este motivo, é preciso conhecer bem aqueles que o acompanham.

Uma boa forma de conhecer os interesses do seu público é pesquisar perfis relevantes nas Redes Sociais que possuem abordagens semelhantes à pretendida, e analisar o tipo de conteúdo produzido por eles. Nesta análise deve-se descrever os aspectos positivos e aqueles que podem ser melhorados durante a sua aplicação.

Bem como conhecer os interesses, é preciso se comunicar de maneira eficiente. Desse modo, é importante compreender também a linguagem utilizada pelo seu público. Se o conteúdo das suas Redes Sociais é direcionado para homens adultos, a linguagem utilizada apresentará algumas características; mas se por algum motivo o mesmo conteúdo for direcionado para mulheres adultas, ele deverá ser adequado levando em conta o tipo de linguagem utilizada pelo segundo grupo de pessoas.

4 – Realize interações humanizadas:

Uma das coisas mais frustrantes nas Redes Sociais ocorre quando o usuário percebe estar interagindo com uma máquina. Basta lembrar-se da falta de paciência das pessoas quando precisam utilizar um serviço de atendimento automático por telefone. No caso das Redes Sociais, aqueles que entram em contato esperam encontrar do outro lado, uma pessoa que o ajude a resolver suas dúvidas e demandas. Por isso, é preciso interagir de maneira natural.

Sem dúvida, o atendimento via Rede Social também é um atendimento profissional, ou seja, é necessário manter o perfil empresarial, mas isso não significa agir de maneira “robotizada”. Realize interações que sejam educadas e cordiais, demonstrando que seu objetivo é auxiliar seu público.

5 – Acompanhe os resultados:

Não basta simplesmente produzir conteúdo de qualidade, publicar e focar no próximo conteúdo que será desenvolvido. É preciso acompanhar os resultados de cada publicação realizada em suas Redes Sociais. Essa tarefa se chama monitoria, ela é importante pois através deste acompanhamento será possível perceber quais são os tipos de publicação com maior engajamento, prever possíveis reações a conteúdos que serão publicados e até mesmo fazer adequações ao Perfil Editorial de acordo com a necessidade.

Outro aspecto do acompanhamento é o de verificar se a utilização das Redes Sociais está cumprindo com as expectativas para as quais está sendo desenvolvida. Neste sentido é preciso estabelecer os Indicadores-chave de Desempenho (em inglês Key Performance Indicator – KPI), pois eles mostrarão se é possível continuar seguindo o planejamento inicial, ou revelará a necessidade de adequar o planejamento.

6 – Crie campanhas utilizando o Markkit:

Uma das formas de aumentar a relevância das suas Redes Sociais é através da criação de campanhas marketing ou branding. 

Markkit é a ferramenta mais fácil do mercado para criar diretamente do seu celular em poucos cliques campanhas promocionais e publicitárias apresentando seus serviços e/ou produtos de forma encantadora. 

Seguindo estas 6 dicas, será possível utilizar as Redes Sociais de maneira eficiente, alcançando os objetivos esperados e utilizando não apenas como mais uma forma de contato com o seu cliente, mas como uma ferramenta de trabalho capaz de obter resultados significativos.