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O Funil de Vendas é uma ferramenta de Marketing Digital que visa conhecer a “jornada de compras” do seu potencial cliente, com o objetivo de conhecer as etapas que o cliente irá percorrer desde o primeiro contato até a decisão de compra. Ter ciência destas etapas te aproximará de forma eficiente de ter bons resultados em vendas. Se seu objetivo é vender então você é precisa a aprender a Jornada e Funil de Vendas. Como o foco é estética resumimos em 3 pontos o funil de vendas.

  • 1 – Tudo que você criar precisa ser descoberto, precisa ser visto, é possível que o potencial cliente ainda não sabe a respeito de sua clínica ou de seus serviços estéticos. Este é o momento de atrair este possível cliente, despertando seu interesse, seja através de uma boa oferta/promoção, demonstrando benefícios ou fazendo-o perceber em si um desejo ou necessidade. Quer ser visto faça mais que apenas postar, preocupe-se em ter uma página de serviço (criada via Markkit), estar no Google, Belezeria, Facebook, Whatsapp e principalmente anunciar.

Este é o momento onde você separa os CURIOSOS dos POTENCIAIS CLIENTES. E só tem uma forma de você se relacionar com os Interessados, solicitando o contato (nome e telefone), através de um formulário na página da oferta.

Exemplo: uma página(criada no Markkit) apresentando/ofertando BOTOX – Imagina você obter 500 VISITANTES e 40 pessoas deixaram nome e telefone. Você tem o ativo poderoso na mão, 40 pessoas que demonstraram interesse.

  • 2 – Reconhecimento e relacionamento:  o potencial cliente conhecido no marketing como seu LEAD já foi atraído pelo conteúdo ou oferta e quando ele informou nome e telefone, quer dizer que ele quer saber mais, precisar tirar dúvidas, quer saber mais detalhes e outros. Percebe o funil acontecendo? Agora é hora de pegar a lista de 40 LEADS e se possível com script de ligação e vendas, abordar cada um destes 40 LEADS. Estamos a um passo antes da vendas
  • 3 – Abordagem, vendas e gestão do LEAD:  Esta é uma etapa do Funil, considerada mais delicada e exige senso de urgência, pois é a etapa em que surge a oportunidade de compra, onde a  abordagem deve ser realizada de maneira consultiva, para entender de fato qual é a situação do potencial cliente e em qual problema ele quer resolver. É nesta etapa que o potencial cliente fará a sua decisão de compra, nesta etapa é importante ressaltar os diferenciais da sua clínica ou espaço estético, sendo enfático para que o potencial cliente compreenda os benefícios que terá ao realizar compra na sua clínica ou espaço estético.

Exemplo: Dos 40 LEADS que você entrou em contato, imagine que você converteu 8 clientes. E os outros 32 LEADS? Você precisa dar atenção e fazer gestão destes LEADS, pois lembra da primeira etapa do Funil eles demonstraram interesse, talvez não se tornaram clientes agora, mas podem tornar-se clientes no futuro. Então, em uma gestão ideal de LEADS, anote toda objeção que poderia ocorrer destes 32 LEADS.

É nesta etapa que o Potencial Cliente poderá se tornar de fato um Ciente/Paciente. Isso acontece quando a primeira venda é realizada e de fato ele se estabelece como um comprador. Embora tenha se chegado ao final da “jornada de compras”, este não é o final do relacionamento com o cliente, na verdade pode ser o início de uma relação duradoura.

Por isso, o foco deverá ser a retenção deste cliente e o estímulo para que ele compre novos produtos ou serviços.