Novos produtos e serviços são lançados todos os dias, tornando a concorrência implacável. Talvez uma das perguntas mais feitas por empreendedores seja: Como criar campanhas de marketing que gerem resultados em vendas? E muita das vezes por falta de tempo os empreendedores buscam uma fórmula mágica, e sabemos que ela não existe.
Vejamos agora como criar campanhas de marketing
Para que suas campanhas de marketing não passem despercebidas pelos olhos dos seus potenciais clientes as vezes buscar especialistas em algumas situações se torna necessário, porém você mesmo pode criar suas campanhas e não há nada de errado em fazer isto, para começar siga as dicas abaixo:
1º Dica – Comece fazendo um planejamento de metas
Com o planejamento é possível saber os objetivos da empresa e quais serão as ações a serem tomadas para se chegar ao resultado esperado.
Antes de criar a campanha, defina:
- Os principais produtos/serviços que serão apresentados na campanha;
- Orçamento mínimo e máximo para a campanha;
- Definição de qual ferramenta utilizar ;
- Definição dos canais de divulgação;
- Definição do público alvo
Obs: Ah, e se for uma campanha promocional calcular bem os custos na formação de preço.
2º Dica – Defina o seu público e o segmento
Conhecer o público-alvo de sua empresa é muito importante para os negócios, bem como entender também seus interesses e como ele se relaciona com a sua empresa.
Público alvo: Ex. público feminino de uma loja de calçados finos
- Mulher de 20 a 60 anos
- Estado civil: Independente
- Que tenham renda superior a R$ 4.000,00
- Moram em Goiânia
Obs: Quanto mais informações e características melhor.
3º Dica – Divulgação e alcance
Vamos dizer que a parte fácil passou, que é planejar, definir o público e criar a campanha em si, agora essa campanha precisa alcançar seu potencial cliente.
Para criação de uma campanha algumas ferramentas irão facilitar o processo, porém não basta ter campanhas de marketing bem elaboradas e adequadas para vários canais, se você não distribuir corretamente nos canais certos.
Deve-se ter o foco na divulgação Mobile, canal de distribuição que não poderá ser desconsiderado, pois o número de conectados no celular crescem a cada dia, considerando a mobilidade do seu potencial cliente é necessário oferecer a melhor experiência para ele, criando campanhas responsivas (adaptadas aos tamanhos e formatos de telas mobile) e segmentadas que sejam específicas para o celular.
Para divulgação e alcance, considerar sua presença nas redes sociais é algo fundamental para o sucesso de suas campanhas de marketing.
Importante ressaltar que não basta ter um perfil criado é necessário manter frequência de publicações.
Utilizando as ferramentas adequadas não podemos desconsiderar ações como promoções e sorteios para maior alcance da campanha.
4º Dica – Acompanhe os resultados
Não basta simplesmente criar campanhas de marketing de qualidade, publicar e focar na próxima campanha. É preciso acompanhar os resultados de cada campanha realizada em suas Redes Sociais. Essa tarefa se chama monitoramento, ela é importante pois através deste acompanhamento será possível perceber quais são os tipos de campanhas com maior engajamento, prever possíveis reações das próximas campanhas a serem criadas e até mesmo fazer adequações de acordo com a necessidade.
Entenda que o planejamento deve ser realizado como ferramenta norteadora para a sua empresa, mas não pode ser completamente rígido, podendo ser adaptado caso seja realmente necessário, e em certos pontos, até mesmo novas metas poderão ser traçadas.
Agora que você já sabe o que precisa para criar uma Campanha, deve estar se perguntando qual ferramenta utilizar, certo? Crie sua conta grátis no Markkit um aplicativo mobile específico para Criar campanhas de marketing e capturar novos potenciais clientes, clique aqui e teste!