Mais de 102 milhões de brasileiros estão conectados à esta Rede Social

Para quem é empresário, isso significa uma grande oportunidade de estar em contato com o seu público-alvo. Mas não basta apenas criar uma Fanpage, é preciso saber como ter uma Fanpage de Sucesso desde o primeiro momento de criação. Se você deseja saber como, então confira as dicas do Markkit!

1 – CONHEÇA SEUS CONCORRENTES

Assim como no planejamento de um negócio é importante fazer uma pesquisa de mercado, o desenvolvimento de uma Fanpage também deve passar por esse processo. É preciso conhecer seus concorrentes diretos e indiretos, saber como eles tem se relacionado com o público, que tipo de postagem eles realizam, que tipo de ação de comunicação é implementada por eles com o uso das Redes Sociais, etc. Essas informações serão úteis para que você compreenda o ambiente em que estará entrando, defina as suas ações de comunicação na Fanpage e principalmente, encontre o diferencial que tornará a sua página no Facebook mais atraente para seus clientes.

2 – DEFINA SUAS METAS

Depois de conhecer melhor a Fanpage dos seus concorrentes, é importante definir suas metas. Você pode definir metas gerais, como: atingir um número de visualizações em cada postagem, ou ter um número de compartilhamentos, etc. Nestas metas é importante ter cuidado, pois a análise quantitativa nem sempre refletirá a realidade da sua Fanpage. Isso significa que mesmo que uma página no Facebook tenha muitas curtidas, se o público que está interagindo não for considerado um público qualificado, o resultado não será o esperado. Além das metas gerais, você também deve definir metas específicas, como: fechar uma venda usando as ferramentas de comunicação da Fanpage, conseguir o telefone de 50 clientes em potencial e entrar em contato, etc. As metas específicas serão mais úteis para mensurar se o uso da Fanpage está ou não surtindo efeito para o seu negócio.

3 – CONFIGURE AS DEFINIÇÕES DA FANPAGE

Até então, as duas primeiras etapas estão relacionadas ao momento inicial de planejamento da Fanpage, mas a partir de agora é preciso colocar a mão na massa e começar a configurar as definições da sua página no Facebook. As configurações iniciais são básicas, basta identificar qual é o tipo de negócio, preencher as informações de endereço e contato, convidar amigos para visualizarem sua nova página, etc. Porém, além destas, existem outras configurações mais específicas que devem ser levadas em consideração, como:

  • Avatar e Capa: logo no início da configuração, vão aparecer as opções para você colocar o Avatar e a Capa da sua Fanpage. O Avatar e o ícone que o identificará no Facebook (como se fosse, a imagem de perfil). Em geral, coloca-se a marca da sua empresa como imagem de Avatar, e ela deve ter 180×180 pxl. Quando estiver “no ar”, a Capa é a primeira imagem que as pessoas verão ao acessar a sua Fanpage, ela é uma espécie de cartão de visitas, por isso esse espaço deve ser atraente e informativo. Atualmente, a imagem de Capa deve ser criada com 828×315 pxl. Estas duas imagens podem ser adaptadas e trocadas em qualquer momento, podendo acompanhar, por exemplo, o conceito de uma campanha de comunicação.

  • URL Amigável: A URL é o endereço virtual disponível na internet, que fica na parte de cima do seu navegador, por exemplo: www.markkit.com.br. No caso do Fanpage, é possível personalizar a URL de acordo com o nome da sua empresa. Para isso, ao acessar pela primeira vez a sua Fanpage, logo abaixo do nome, será possível visualizar a seguinte opção: “Criar @nome de usuário da Página”. Ao clicar nesta opção, aparecerá uma janela onde você poderá colocar o nome da sua empresa, e depois basta selecionar a opção “Criar nome de usuário”. Dessa forma o nome de usuário escolhido será utilizado também para deixar a sua URL amigável e facilitar com que sua empresa seja encontrada por outros usuários do Facebook.

  • Público Preferido para a Página: No menu superior do site, clique em configurações. Feito isso, você será encaminhado para uma outra página com as todas as informações de configuração. Entre as opções, é necessário você conferir as Configurações Gerais da sua Fanpage, selecionando a visibilidade da sua página, restrições, moderação de comentários e a interação de usuários. Outra importante configuração a ser realizada é a que se refere ao “Público preferido para a Página”, pois será possível definir com exatidão qual é o público para quem a sua Fanpage será exibida. Ao fazer esta configuração não seja “genérico”, busque atingir de fato o público a qual o seu produto ou serviço se destina, delimitando-o com o máximo de exatidão possível. Lembre-se que é mais importante interagir com um público qualificado.

4 – CONSTRUA O CONTEÚDO COM A SUA AUDIÊNCIA

Quando a Fanpage já estiver no ar e o conteúdo começar a ser publicado, é importante que a interação dos usuários com a sua página seja monitorada, pois dessa forma será possível perceber quais são os conteúdos de maior relevância para aqueles que seguem a sua Fanpage. O conteúdo desenvolvido não pode perder seus objetivos, mas também, deve levar em conta a preferência dos usuários de sua página, por isso, fique atendo para os comentários, curtidas, compartilhamentos, etc. Para saber mais sobre como utilizar bem as Redes Socias, veja outras de nossas dicas 

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