2020 vai deixar sua clínica no passado?

Estamos passando por uma crise em todos os setores, e sua clínica estética assim como a maioria das empresas sofrerá. E por pior que seja, a quarentena nesse momento é necessário.

Números e previsões de infectados, deixamos para o Governo e profissionais da saúde. Fiquem atentos a pronunciamentos oficiais, e vamos focar em resolver o que podemos controlar.

FIQUE EM CASA 🏡

É decreto, isto é importante, isso quer dizer VENDAS ZERO de serviços para executar por agora.

Mesmo cada um tendo uma realidade financeira, estamos no mesmo barco e o foco nos prepararmos para a retomada após quarentena.

É provável que poucas empresas ou prestadores de serviço no Brasil possuam a quantidade de clientes no ramo da estética que nós do Markkit e o Belle Software possuímos, juntos somamos + de 2.000 clientes. Após ouvir muitos feedbacks separamos a crise por etapas:

⭕ ETAPAS da CRISE

PRIMEIRA FASE: Desespero, tentar se atualizar do problema, chorar e se descabelar;

SEGUNDA FASE: Mesmo tendo tempo para estudar, melhorar e planejar. Existe o risco de você se perder na procrastinação e consumir muito conteúdo milagroso na internet, e pouca ação. Talvez esteja repetindo erros anterior a crise.

TERCEIRA FASE: Se preparar, pois não terá vendas ou será vendas próximo a zero, isso quer dizer que será necessário Gestão e Planejamento, ir atrás de linha de crédito, reservas, negociações e outros.

QUARTA FASE: Continuar se relacionando com seus clientes, talvez você esteja cometendo um erro que será equivalente a tomar uma surra dos algoritmos: do Instagram, Facebook e Google, além de agir errado tratando seu cliente apenas quando quer vender, você provavelmente não terá nenhuma reciprocidade do seu cliente, e talvez cairá no esquecimento.

QUINTA FASE: Preparar seu retorno, você precisa de: um novo número de vendas, uma nova estratégia de vendas e um novo número de custo/despesas.

EXPECTATIVA X REALIDADE

  • Vimos muitos posts de clínicas estética com data para voltar início da abril às atividades, acreditamos 99% de chance que isso não acontecerá, é provável que fiquemos uns 15-30-45 dias em paralisação;
  • Vamos passar por um período de crise e recessão, é importante entender a que crise é mais leve e a recessão seriam 2 quadrimestres negativos e com maiores impactos sobre finanças;
  • Da mesma forma que você terá o período da quarentena para se organizar financeiramente e estrategicamente, seus potenciais clientes também terão;
  • Acreditamos que venda de serviços na quarentena será próximo a ZERO, porém uma opção pode ser a venda de produtos;
  • Preparar para o que nos aguarda após quarentena, não haverá a comunicação de vendas trivial e padrão como:  VENHA FAZER, CONFIRA, PERCA PESO AGORA e etc….A comunicação precisará respeitar a Teoria do Holofote, que também falarei depois.
  • Por mais que Marketing de conteúdo seja uma boa estratégia, só é boa quando você cria o conteúdo ou algum terceiro especializado, com objetivos e CTAs claros, se você acha que vai voltar da quarentena e apenas postar vai resolver suas vendas, você está 99,9% enganada.
  • O que conhecemos sobre relação comercial de demanda, oferta e disponibilidade de dinheiro no mercado será drasticamente alterado;
  • Conversando com nosso parceiros escritório de investimento, fizemos uma prova social entre 18 e 20 de Março e observamos que os consumidores estão sim, segurando dinheiro, importante ressaltar que dinheiro vai existir, seja pessoal, reserva, empréstimo e outros. Teremos que aprender a comunicar melhor e tentar fazer parte da escolha dos consumidores.
  • Busca por produtos e serviços na internet aumentou 40%, ou seja, mais do que nunca é importante você manter, melhorar e preparar sua estrutura online.
  • As pessoas não estão nas ruas e sim na internet, e vão se acostumar mais ainda com o digital. Mais do que nunca você obrigatoriamente vai precisar melhorar sua estrutura online e presença digital

Planejamento estrategico estética

PRÓXIMAS ETAPAS E SUGESTÕES

  • Nosso próximo artigo será lista de instituições para conseguir crédito;
  • Talvez seremos uma das poucas empresa com Ferramenta e Conteúdo que poderão ajudar na retomada de vendas e melhorar sua presença digital, Baixe agora o APP MARKKIT e cadastre-se. Clique aqui

CONCLUSÃO:

Tenha em mente que você precisará de VENDAS para voltar;

É hora de aprender sobre outros assuntos, você provavelmente já sabe muito sobre o Instagram e sabe até onde ele é capaz de te levar, mas você precisa ir além! 

Se planeje e fique forte para sua retomada, sua clínica estética irá resistir, mas lembre-se: Fazer só o trivial não irá funcionar! NÃO DEIXE SUA CLÍNICA FICAR NO PASSADO